Faça o Login

Vídeo de Destaque

Bass Player Live Jam: Quintin Berry, Igor Saavedra, David Ellefson

Publicidade

Busca

Entre os milhares de baixistas que tocam blues podemos destacar alguns nomes importantes como: Roscoe Beck, Tommy Shannon, Greg Rzab, Ray Brown, Ron Carter, Paul McCartney, Pino Palladino, Chuck Rainey, entre muitos outros que você poderá pesquisar.
 
O Blues é um dos mais importantes gêneros musicais criados em todo mundo que inclusive inspirou a criação de outros importantes gêneros nos USA, como: jazz, boogie woogie, R&B e o rock’n roll.Sua essência emocional possui uma forma padrão e uma sonoridade particular e muito característica que pode facilmente ser assimilada pelos ouvintes.
 
Entre os milhares de baixistas que tocam blues podemos destacar alguns nomes importantes como: Roscoe Beck, Tommy Shannon, Greg Rzab, Ray Brown, Ron Carter, Paul McCartney, Pino Palladino, Chuck Rainey, entre muitos outros que você poderá pesquisar.
 
a) Escala Blues (Penta Blues)
O ponto mais importante desta análise se faz a partir de uma escala maior. Vejamos o exemplo abaixo:

Notas verdes: notas diatônicas que coincidem
Nota azul: “Blue Note”
 Notas vermelhas: Notas diatônicas que não coincidem
b) Digitações para estudo

Vamos agora as cinco digitações de estudo da escala Blues (penta blues) no tom de dó maior:

c) Padrões “Patterns”

 É muito importante que você crie padrões/patterns a partir das digitações das escalas e também construa variações com os exemplos apresentados. Embora a escala possua apenas 6 notas você poderá criar milhares de combinações em diferentes tonalidades criando assim uma livraria de licks (pequenas frases).

Padrão 1 (Penta blues 1)
 A7



 Padrão 2 (Penta blues 2)
 A7


 Padrão 3 (Penta blues 5)
 A7


Agora construa os seus licks e crie variações a partir dos exemplos acima.

Lembre-se de treinar em outras tonalidades além de criar ao menos um lick para cada tipo de escala.

 Caso queira aperfeiçoar o estudo dos padrões baixe gratuitamente meu método “Compêndio do baixo elétrico volume 2” e estude o capítulo “digitações intervalares”.

 Na segunda parte deste artigo iremos estudar a forma do blues.
 
"Cadastre-se para continuar"

Aníbal Garcia é professor de baixo elétrico na escola Tom Musicalstudio e participa de projetos com os músicos: Carlos Gelman, Lauro Lellis, Marcelo Curumim e com os grupos Side Groove e Trio Ensaio. Atualmente utiliza os baixos CAST e tem o apoio da Fill Music e Diventare.