Pré-lançamento do Super Book de Contrabaixo 3ª edição

Super Book de Contrabaixo Elétrico
3ª Edição


SUPER BOOK DE CONTRABAIXO ELÉTRICO 3ª EDIÇÃO

ÍNDICE

PRIMEIRA PARTE DO E-BOOK: TEORIA E ARTIGOS

8 – Artigos & Histórias

8 – O que é o Contrabaixo?

8 – Contrabaixo acústico 

8 – Contrabaixo Elétrico

9 – A origem do nome contrabaixo

10 – Partes do contrabaixo

11 – PARTES DO CONTRABAIXO ELÉTRICO

12 – Braço e notas do contrabaixo de 4, 5 e 6 cordas

13 – Afinação do contrabaixo 4, 5 e 6 cordas

14 – Afinação do contrabaixo de 4 cordas

15 – Afinação de contrabaixo de 5 cordas

16 – Afinação do contrabaixo elétrico de 6 cordas

SEGUNDA PARTE DO E-BOOK: TEORIA MUSICAL BÁSICA

18 – PROPRIEDADES DO SOM

19 – NOTAS MUSICAIS – PENTAGRAMA – CLAVES

20 – Armação de Clave

21 – Acordes de TRÍADES – G, C e D

21 – Tríades maior, menor, aumentada e diminuta

21 – Arpejo de C maior – contrabaixo 6 cordas

22 – Tríades de Lá Menor – Contrabaixo de 5 cordas

23 – Tríades de Dó maior – Contrabaixo de 5 cordas

24 – Tríades de Dó maior – Contrabaixo de 6 cordas

25 – HARMONIA musical

26 – FORMAÇÃO DE ACORDES

25 – INTERVALOS

27 – Acordes Derivados da Tríade, 

27 – Sexta maior, Sexta menor, sétima maior e Sétima menor e nona

27 – FIGURAS RÍTMICAS

28 – Notas e pautas no pentagrama

29 – LIGADURA / PONTO DE AUMENTO

30 – COMPASSO simples e composto, aberto e fechado

30 – Unidade de tempo

31 – ESCALA MAIOR E MENOR

31 – INTERVALOS E ESCALAS

32 – ESCALA DIMINUTA

32 – Tabela dos intervalos

33 – Acordes maiores fora do campo harmônico (modo lídio e dórico)

34 – INTERVALOS – notas no braço do contrabaixo 4, 5 e 6 cordas

35 – Intervalos Compostos

36 – Inversão de intervalos

37 – Notas do braço do contrabaixo e no pentagrama – 5 cordas

38 – Tablaturas

38 – Qual a diferença entre Tablaturas e partituras?

39 – Como entender as tablaturas?

40 – Localização da tablatura no braço do contrabaixo

TERCEIRA PARTE DO E-BOOK: ARPEJOS

42 – O QUE SÃO ARPEJOS?

43 – O que é tríades e a importância nos arpejos?

43 – Tríades maior de G, C e D

43 – O que são Tétrades nos arpejos?

44 – Diferença de Tríades, Tétrades e Arpejos?

45 – Arpejo Maior e formação

46 – Arpejo Maior – Contrabaixo de 4 cordas

47 – Arpejos 7Maior

48 – Exemplos em: C maior – Arpejos Baixo de 5 cordas

49 – Exemplos em: D maior – Arpejos Baixo de 5 cordas

50 – Exemplos em: E maior – Arpejos Baixo de 5 cordas

51 – Exemplos em: F maior – Arpejos Baixo de 5 cordas

52 – Exemplos em: G Maior – Contrabaixo de 5 cordas

53 – Exemplos em: A maior – Arpejos Baixo de 5 cordas

54 – Exemplos em: B maior – Arpejos Baixo de 5 cordas

55 – Exemplos em: C menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

56 – Exemplos em: D menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

57 – Exemplos em: E menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

58 – Exemplos em: F menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

59 – Exemplos em: G menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

60 – Exemplos em: A menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

61 – Exemplos em: B menor – Arpejos Baixo de 5 cordas

62 – Música de Arpejos – Exemplo contrabaixo de 4 cordas

QUARTA PARTE DO E-BOOK: ESCALAS MUSICAIS

65 – Como compreender as escalas proposto?

66 – O que são escalas musicais?

66 – Escala cromáticas, diatônicas maior, menor e pentatônicas

67 – Escalas modais e Modos Gregos

68 – Escalas do contrabaixo elétrico.

68 – Como é formado as escalas?

68 –  Escala Jônico C maior – Contrabaixo 4 cordas

69 – Graus, Intervalos e Notas

69 – Escala de C maior natural no contrabaixo de 4 cordas

70 – Escala de D maior Graus, Notas e intervalos

71 – Escalas com Sustenidos

71 – Quadro geral de escalas com sustenidos

72 – Quadro geral de escalas com Bemóis

73 – Modos Gregos, compreendendo classificação atual e aplicação

73 – Escala C Jônico no contrabaixo 4 cordas

74 – Tabela de formação dos modos gregos de Jônio à Lócrio

75 – Modo Gregos em  C Maior

75 – Modos Gregos Maiores e Menores

76 – Aplicabilidade

77 – Escalas Modos Gregos – Contrabaixo 4 cordas

78 – Escala Eólio – Contrabaixo de 4 cordas

79 – Composição da escala eólia.

80 – Am Eólio – Contrabaixo de 4 cordas

81 – Abaixo Escala Eólio de Cm – contrabaixo 4 cordas

82 – Escala Jônico – Contrabaixo 4 cordas

83 – Escala Dórico – Contrabaixo 4 cordas

84 – Escala Frígio- Contrabaixo 4 cordas

85 – Escala Lídio – Contrabaixo 4 cordas

86 – Escala Mixolídio – Contrabaixo 4 cordas

87 – Escala Eólio – Contrabaixo 4 cordas

88 – Escala Lócrio – Contrabaixo 4 cordas

89 – Escala Diatônica de C em todo braço do contrabaixo 4 cordas

90 – Escala Melódica e sua Formação

90 – Escala Melódica Am – Contrabaixo 5 cordas

91 – Escala Menor Melódica C menor – Contrabaixo 4 cordas

92 – Formação da Escala Menor Harmônica

92 – A menor harmônica – Contrabaixo 5 cordas

93 – Escala Menor Harmônica em todo braço contrabaixo 4 cordas

94 – Escala Pentatônicas Maior

94 – Exemplo C – Pentatônica Maior – Contrabaixo 5 cordas

95 – C – Pentatônica Maior em todo braços do contrabaixo 5 cordas

96 – Escala Pentatônica Maior – Formação

96 – C – Pentatônica Maior em todo braço do contrabaixo 4 cordas

97 – Escala Pentatônica Maior C, F e A– Contrabaixo 6 cordas

98 – Escala Pentatônica Menor

98 – Exemplos em: A menor – Contrabaixo 4 cordas

99 – Exemplos em: A menor em todo braços do contrabaixo 5 cordas

100 – Escala Pentatônicas Menor – Formação

101 – Escala Pentatônicas Menor – Contrabaixo 6 cordas

102 – Escala Maior – Exemplo em C maior – Contrabaixo de 5 cordas

102 – Escala Maior de C e G maior no braços do contrabaixo 4 cordas

103 – Tabela da Escala Maior em todos os tons

104 – Exercícios da Escala de C maior – Contrabaixo 5 cordas

105 – Exercícios da Escala de D maior – Contrabaixo 5 cordas

106 – Exercícios da Escala de E maior – Contrabaixo 5 cordas

107 – Exercícios da Escala de F maior – Contrabaixo 5 cordas  

108 – Exercícios da Escala de G maior – Contrabaixo 5 cordas 

109 – Exercícios da Escala de A maior – Contrabaixo 5 cordas 

110 – Exercícios da Escala de B maior – Contrabaixo 5 cordas

111 – Escala Menor Natural

111 – Tabela da Escala Menor Natural

112 – Escala Menor Natural

112 – Escala de A Menor Natural – Contrabaixo 5 cordas

113 – Tabela de todos os tons da Escala Menor Harmônica

114 – Tabela da Escala Menor Melódica todos os tons

114 – Escala A Menor Melódica – Contrabaixo 5 cordas

115 – Escala Pentatônica A Menor em todo braços do Contrabaixo 5 cordas

116 – Escala Pentatônica C Maior – Contrabaixo de 5 cordas

117 – Escalas Blues e formação

117 – Exemplo A Blues – Contrabaixo 5 cordas

118 – Escalas C Blues – Contrabaixo 4 cordas

119 – Escala Am Blues – Contrabaixo 5 cordas

120 – Escala Diatônica C, F e A maior – Contrabaixo 6 cordas

121 – Escalas de C maior no contrabaixo de 6 cordas

QUINTA PARTE DO E-BOOK: EXERCÍCIOS NO CONTRABAIXO

124 – Como usar e entender os exercícios publicados

125 – Sinais de compasso, Sinais de avanços, mão esqueda e direita

127 – Os exercícios de aquecimento tipo Aranha 

128 – Exercícios de aquecimento (Aranhas) – Contrabaixo 4 corda

129 – Exercícios de aquecimento II (Aranhas 2) – Contrabaixo 4 corda

130 – Exercícios de aquecimento III (Aranhas 3) – Contrabaixo 4 corda

131 – Exercícios de aquecimento – Contrabaixo 5 cordas

132 – Exercícios de aquecimento – Contrabaixo 4 corda

133 – Técnicas de Slap e origem

135 – Exercícios de Slap 1 para contrabaixo de 4 cordas

136 – Exercícios de Slap 2 para contrabaixo de 4 cordas

137 – Exercícios de Slap 3 – Contrabaixo 4 cordas

138 – Exercícios de Slap 4 – Baixo de 4 cordas

139 – Exercícios de Slap 5 – Contrabaixo 5 cordas

140 – Exercício de Slap 6 – Contrabaixo 4 cordas

141 – Execícios e Apejos – Contrabaixo de 4 cordas

142 – Exercícios de arpejos – Contrabaixo 5 cordas

143 – Exercícios em Escala de C Menor Natural

144 – Exercícios de aquecimento IV no contrabaixo 4 cordas

145 – Exercícios de SLAP e POP para contrabaixo de 6 cordas

146 – Exercícios e Slap 2 no contrabaixo de 6 cordas

147 – Exercícios de aquecimento 3 no contrabaixo de 6 cordas

148 – Exercícios contrabaixo de 6 cordas

149 – Exercícios de aquecimento no contrabaixo de 4 cordas

150 – Exercícios de aquecimento 5 no contrabaixo 4 cordas

151 – Exercícios de Aquecimento 6 – Contrabaixo 4 cordas

152 – Exercícios de Aquecimento 7 – Contrabaixo de 4 cordas

153 – Exercícios de Escala A – Contrabaixo 5 cordas

SEXTA PARTE DO E-BOOK: ACORDES E HARMONIA 

155 – Acordes & Harmonia – Teoria & Conceitos 

155 – Para fazer acordes no contrabaixo, alguns passos básicos

156 – O que é acorde? – Acordes Maiores e Menores

156 – Power chord  ou Acorde Híbridos

157 – Campo Harmônico

157 – Acordes mais comuns do campo harmônico de C maior 

157 – Acordes formados por tétrades

158 – Os graus de uma escala diatônica de campo harmônico maior

158 – Campo Harmônico Menor

158 – A escala menor natural produz os acordes

159 – FORMAÇÃO DE ACORDES – Tabela dos intervalos

160 – Campo Harmônico C maior e arpejos das triades – contrabaixo 4 cordas

161 – Campo Harmônico C maior e arpejos das tríades – contrabaixo 5 cordas

162 – Campo Harmônico C maior e arpejos das triades – contrabaixo 6 cordas

163 – Acordes C maior no contrabaixo de 4 cordas

164 – Acordes C, C7M, C7, C6, C7M/9 – Contrabaixo de 5 cordas

165 – Acordes: G, G7M, G7 – Contrabaixo de 5 cordas

166 – Acordes de C, C7M, C7, C6 – contrabaixo de 6 cordas

167 – Acordes de C, C7M, C7M/9, C9, C7, C6/9 C7/9 C7M/9 – contrabaixo de 4 cordas

168 – Acordes de G7sus4, G6/9, G7/9, G9 – Contrabaixo de 4 cordas

169 – Acordes de Gm, Gm7, Gº, G7sus4 – Contrabaixo de 4 cordas

170 – Acordes de G11, G13, G7M#11, G7, G, GM7, Gm7, Gm – Contrabaixo de 4 cordas

171 – Acordes de G, G7M – Contrabaixo de 4 cordas

172 – Acordes de G9,G7M9, G, G7b9, G7b5, G7#9, G7#5, Gm6, Gmb6 – Contrabaixo de 4 cordas

173 – Acordes de D, D7M, D7, D6 – contrabaixo de 6 cordas

175 – Acordes de D(ré) no contrabaixo de 6 cordas

176 – Uso consciente dos Intervalos na criação de “Grooves”

177 – Tabela de digitações dos intervalos

178 – Usando notas da fundamental, maior e menor

179 – Proponho que pratique o mesmo exercício bases harmônicas

181 – O que é Groove? – Abafamentos, Death notes e mão direita

182 – Curiosidades sobre as definições de “groove”

182 – Groove criado a partir de um ciclo de movimentos

183 – O groove usado em diferentes gêneros

184 – A seguir treine o groove 1 – ligaduras e vibratos

185 – A seguir treine o groove 2

186 – Improvisação por centros tonais

187 – Tonalidade: Dó maior – Harmonia e Groove

187 – Improviso 2 – Tonalidade: Dó maior

188 – ORNAMENTOS – slides, descendente e ascendentes

188 – Hammer-on – Pull-off

189 – TRILL & BAND

190 – Bend/release

191 – Vibrato, Shake e Death Note

192 – SLAP & ORNAMENTOS

193 – Exercícios de Thump, Pop, Pizzicato

194 – Que tal um “groover” com uma pitada de ornamento?

195 – O SURGIMENTO DO BAIXO FRETLESS

196 – Vamos afinar o fretless e mais dois exercícios

197 – Exercício- Baixo 5 cordas 

197 – Intervalos de Tônicas com 3M, 5J e 8J – 3m, 5J, 6M e 9M

198 – Exercícios de contrabaixo Fretless

199 – Exercícios 1 e 2 de contrabaixo Fretless

200 – Exercícios 3 de contrabaixo Fretless

201 – ENTONAÇÃO – Exercícios C9, F7+ e Em

202 – Exercícios – Utilizando as cadencias 

203 – Considerações Finais

204 – Sobre capa


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