Terminologia Musical

Som – [do latim sonu]-fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra em um meio material elástico (especialmente o ar).

Onda sonora – Onda de pressão que se propaga em um meio elástico tendo a frequência situada entre 20 e 20.000 hertz e que é a responsável pelos fenômenos acústicos.

E-book “Super e-Book de Contrabaixo Elétrico”

Super e-Book de Contrabaixo Elétrico
Todo conteúdo do site reunidos em um só lugar!
130 páginas
Este post faz parte do conteúdo do livro digital “Super E-book de Contrabaixo”

Saiba Mais!

Ruído – [do latim rugitu]-qualquer interferência ou alteração na comunicação de uma mensagem. Interferência no som puro.

Silêncio – [do latim silentiu]-estado de quem se cala, interrupção, ausência de som.

Melodia – [do grego melodía canto cadenciado, pelo latim melodia]-sucessão rítmica ascendente ou descendente de sons simples a intervalos diferentes, e que encerram certo sentido musical.

Harmonia – [do latim harmonia]-disposição bem ordenada entre as partes de um todo, consonância ou sucessão agradável de sons, arte e ciência que tem por objetivo a formação e o encadeamento dos acordes segundo as leis da tonalidade, do cromatismo, ou, modernamente, através do afastamento mais ou menos radical das categorias tonais.

Ritmo – [do grego rytmos movimento regrado e medido, pelo latim rhytmu]-movimento ou ruído que se repete, no tempo, a intervalos regulares, com acentos fortes e fracos: o ritmo das ondas, da respiração, da oscilação de um pêndulo, do galope de um cavalo; sucessão de movimentos ou situações que embora não se processem com regularidade absoluta, constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo; agrupamento de valores de tempo combinados de maneira que marquem com regularidade uma sucessão de sons fortes e fracos, de maior ou menor duração conferindo a cada trecho características especiais.

Freqüência – [do latim frequentia]-em movimento periódico, número de oscilações onde vibrações realizadas pelo móvel na unidade de tempo.

Duração – tempo que uma coisa dura

Timbre – qualidade de um som caracterizada pelo conjunto de sons harmônicos que acompanham o fundamental.

Intensidade sonora – fluxo de energia sonora através de uma superfície normal à direção de propagação da onda.

Acústica – parte da física que estuda as oscilações e ondas ocorrentes em meios elásticos e cujas frequências estão compreendidas entre 20 e 20.000 hertz. Essas oscilações e ondas são percebidas pelo ouvido como ondas sonoras.

Vibrar – fazer tremular ou oscilar. deslocar, mover. pulsar, dedilhar, tanger, ferir: vibrar um instrumento de cordas. fazer soar: o sino vibrou três badaladas. bater, pulsar. produzir sons, ecoar: súbito um grito vibrou longo e agudo. ter som claro e distinto.

Vibração – ato ou efeito de vibrar, oscilação balanço. tremor do ar ou de uma voz.

Vibrato – nos instrumentos de cordas, efeito técnico que consiste em produzir uma ligeira oscilação na altura de um som, afim de reforçar o valor expressivo das notas.

Altura – posição de um corpo acima de um ponto de referencia. Propriedade de uma onda ou vibração sonora caracterizada pela frequência de vibração.

Tom – [do grego tónos, tensão através do latim tonu]- tensão, tono, vigor. altura de um som: tom grave, tom agudo. qualidade sonora de uma voz humana: o tom de sua fala é suave. inflexão da voz: respondeu em tom áspero. cor, colorido, coloração, matiz, tonalidade. intervalo de 2a M formado pôr dois semi tons. altura de um som na escala geral dos sons: o tom diapasão oficialmente adotado é o lá de 440 vibrações duplas pôr segundo. no sistema tonal clássico é a escala diatônica em que está escrito um trecho musical; a palavra tônica deve preceder o nome da tônica dessa escala e o respectivo modo.

Tonalidade – [tonal + i + dade]-conjunto de fenômenos harmônicos e melódicos que regem a formação das escalas e seu encadeamento, e decorrem diretamente de suas afinidades com um centro tonal, as tônicas, e, pôr via indireta e secundária, da interdependência dos graus daquelas notas. tais atrações que umas notas ou graus exercem sobre outros, em determinados pontos da sequência. enquanto os tons são móveis, variando em altura: dó, dó # ou ré b, ré, ré # etc… e modo: maior, menor, dórico, lídio, etc… a tonalidade varia apenas quanto ao modo. atributo de sensação de cor que é diretamente associado a cor dominante de uma radiação policromática visível, matiz.